Quem usa droga pode engravidar sim, mas com chances um pouco mais reduzidas. É preciso entender que a droga é uma substância psicoativa que afeta todo o organismo do usuário. Logo, é de se esperar que alguns sistemas do corpo humano não funcionem tão bem como deveriam.
Essa alteração de funcionamento inclui também o sistema reprodutor. Algumas drogas causam infertilidade com o passar dos anos. Outras diminuem a capacidade reprodutiva da mulher.
No texto de hoje, você vai conhecer o impacto de algumas drogas no sistema reprodutor feminino e entenderá mais sobre essa relação entre uso de drogas x gravidez.
Confira a ação das drogas no sistema reprodutor
As drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, agem de diferentes maneiras na fertilidade do ser humano. Hoje, nos deteremos a falar sobre a fertilidade feminina, mas saiba que as drogas afetam também a capacidade de reprodução dos homens.
Se você está pensando em engravidar e faz uso de substâncias psicoativas, veja logo abaixo como o álcool, maconha, heroína, ecstasy, cocaína, crack e anabolizantes atuam na reprodução. Assim, você entenderá melhor o risco dessas substâncias.
Álcool
Como dissemos logo no início do texto, quem usa droga pode engravidar sim, porém enfrentará um pouco mais de dificuldades. No caso do álcool, ele diminui a produção de hormônios femininos, altera significativamente a libido e impede a ovulação, interferindo na qualidade de vários gametas.
Veja que o álcool não provoca infertilidade diretamente. Mas dependendo da quantidade da dose e do tempo de uso, a mulher corre o risco de não engravidar mais.
É importante estar atento a esse ponto, pois a droga vai destruindo os gametas aos poucos. Em dado momento, será impossível engravidar.
Maconha
A maconha é uma das drogas mais antigas e consumidas pelos usuários. Assim como o álcool, ela também prejudica seriamente o sistema reprodutor das mulheres.
Com ação semelhante à do álcool, a maconha age diminuindo a produção de hormônios, a libido e interferindo na qualidade e quantidade dos óvulos. A mulher que é usuária de maconha e deseja engravidar, precisa estar atenta ao tempo e quantidade de uso.
Como a maconha altera a qualidade dos óvulos, o embrião e, posteriormente, o bebê, pode nascer com má formação. Por isso, ainda que se consiga engravidar, os riscos de uma deformação são muito grandes.
Heroína, ecstasy, cocaína e crack
Quem usa droga pode engravidar desde que não faça uso prolongado de drogas como: heroína, ecstasy, cocaína e crack. Essas drogas são altamente prejudiciais ao sistema reprodutor feminino, com chances muito maiores de infertilidade.
Se uma usuária dessas substâncias quiser engravidar, será necessário parar o uso imediatamente e procurar um tratamento médico. É preciso cuidar tanto do vício quanto do processo de gravidez. Quanto mais cedo procurar um médico, maiores são as chances de sucesso.
Anabolizantes
Os anabolizantes são muito conhecidos no mundo fitness. Mas tenha em mente que esses produtos também são classificados como drogas e, como tais, também apresentam alta capacidade de redução das chances de engravidar.
Os esteróides contidos nos anabolizantes prejudicam a ovulação e interrompem a menstruação – ação de máxima importância para o processo de gravidez. Além disso, como é de conhecimento geral, esses produtos geram certos traços masculinos na mulher, como “voz grossa” por exemplo.
Para que a gravidez ocorra é necessário interromper o uso dos anabolizantes. Se tiver pouco tempo de uso, o processo de ovulação ocorrerá mais rápido. Caso contrário, será mais difícil engravidar. Em todo o caso, só a avaliação de um médico poderá afirmar com certeza as possibilidades.
Quem usa droga pode engravidar?
De acordo com as ações de cada droga, podemos afirmar que quem usa droga pode engravidar sim, porém com muito mais dificuldade e com chances bem reduzidas. Além disso, é importante avaliar caso a caso, pois fatores genéticos e hereditários ou outras condições de saúde também podem afetar.
Se uma mulher tem endometriose, por exemplo, e é usuária de drogas, a gravidez será praticamente impossível de acontecer. A endometriose já é uma condição que impede o processo de ovulação, com o uso de drogas, o processo se torna ainda mais difícil.
Antes de tentar engravidar é importante tratar o vício em uma clínica de reabilitação. Com o corpo limpo da droga ele estará livre para receber o novo ser com saúde e total perfeição. Então, cuide-se para que você esteja apta a cuidar de outro ser.