(11)4266-0513
(11)94797-6909

Quem usa droga pode doar sangue?

Quem usa droga pode doar sangue como qualquer outra pessoa. Mas são necessários alguns cuidados e seguir as recomendações das unidades de doação.

No texto de hoje, você vai descobrir que requisitos são esses para a doação de sangue por usuários de drogas, quais os cuidados necessários e mais!

Continue o artigo para saber de tudo. Boa leitura!

 

Critérios de doação de sangue por um usuário de drogas

Sabemos que as drogas são substâncias psicoativas que alteram o padrão de comportamento do organismo. Além disso, são também substâncias tóxicas que contaminam o corpo.

Entretanto, apesar dessa toxicidade das drogas, o sangue pode ser limpo dentro de certo período e o usuário pode doar seu sangue a quem mais precisa.

Para isso, preste atenção em como deve ser a doação de sangue por um usuário de drogas:

  • Ingestão de álcool até 40g – Após 12 horas;
  • Ingestão de álcool acima de 40g – Após 24 horas;
  • Consumo de maconha – Após 12 horas;
  • Consumo de cocaína via nasal – Após 12 meses;

Existem ainda outros tipos de drogas que precisam ser avaliadas na triagem. Na lista estão as principais, mas isso não exclui a avaliação destas também durante a candidatura para a doação.

Outro ponto importante que você precisa saber é que a doação de sangue está vetada para quem usa drogas injetáveis. Esta forma de uso aumenta a possibilidade de contrair doenças infecciosas que podem ser transmitidas pelo sangue.

As drogas no organismo

Agora que você já sabe que quem usa droga pode doar sangue sim, é muito importante que você também saiba o que as drogas podem fazer no seu organismo.

Entenda que quem precisa de sangue é alguém que já está com a saúde um pouco debilitada. É uma pessoa que sofreu um acidente ou está enfrentando uma doença séria, onde a transfusão de sangue é ponto de vida ou morte.

Logo, o sangue do doador precisa estar o mais “limpo” possível. É por isso que existem restrições para quem faz uso de drogas ilícitas. Estas, além de contaminar o sangue tornando-o tóxico, também pode transformar o sangue do doador como uma certa ponte para a transmissão de outras doenças.

A droga no organismo age alterando as funções cognitivas, motoras e a longo prazo, alteram as funções de alguns órgãos, como o fígado, estômago e coração, por exemplo. Algumas alterações são tão agressivas que podem até mesmo ser irreversíveis.

Se você está pensando em doar sangue, mas faz uso de drogas, considere essa vontade como um estímulo para se libertar da dependência química.

Sabemos que o uso de substâncias ilegais envolve uma relação entre o usuário e a droga, que é muito particular e subjetiva. Mas não podemos negar, nem mesmo você, que esse produto causa sérios prejuízos à saúde.

Por esse motivo, veja a candidatura para a doação de sangue como a oportunidade perfeita para ter a sua saúde de volta.

Importância da doação de sangue x Uso de drogas

Todos os dias temos pessoas acidentadas e passando por sérias doenças que precisam da transfusão de sangue. Devido a essa necessidade, até quem usa droga pode doar sangue também, como qualquer outra pessoa.

Infelizmente, como você viu mais acima, dependendo de como a substância é consumida, algumas restrições são necessárias. Isso é feito para garantir a boa saúde de quem está recebendo a doação.

Mas veja que o sangue é um produto que não pode ser comprado. Quem necessita desse precioso produto precisa contar com a generosidade das pessoas.

Nesse momento, se colocar no lugar do outro é fundamental para entender o que ele está passando. Imagine você precisando de doação de sangue…

Por isso, vale a pena renunciar certos prazeres para ajudar quem mais precisa. Fato é que, a utilização da droga se torna um vício para muitos usuários. Porém, com o tratamento correto, é possível se livrar desse mal.

Então, se no seu caso, você não puder doar sangue porque usa drogas injetáveis, por exemplo, experimente parar o uso em prol da solidariedade. Existe tratamento para a limpeza do organismo e logo você ficará limpo dessa substância tóxica.

Quem sabe a doação de sangue possa se configurar como um motivo para você se ver livre dessa dependência química?!

Com a ajuda de profissionais certos você pode conseguir!

Estamos torcendo para o seu sucesso. Até mais!

Podemos Ajudar?