Estar ciente de qual tratamento para uma pessoa alcoólatra é o melhor, demanda muita pesquisa e particularidades do caso. Hoje em dia, existem vários tipos de tratamento que cuidam da dependência química e podem ser escolhidos de acordo com a singularidade de cada sujeito.
Entretanto, existem tratamentos que são mais comuns e facilmente encontrados. Hoje, vamos falar dos principais tratamentos para uma pessoa alcoólatra e vamos apresentar alguns pontos fundamentais para o sucesso do processo terapêutico. Esperamos que o texto seja esclarecedor para você.
Tratamento em clínicas de reabilitação
A clínica de reabilitação é o meio mais eficaz e rápido de tratamento. Nessas instituições o objetivo é reabilitar o indivíduo de forma que ele volte funcional para a sociedade. Isto é, que volte a estudar, trabalhar, sair e retome o controle de sua própria vida e ações.
Contudo, é importante ressaltar que a dependência química é uma doença que não tem cura. Uma vez que o indivíduo perde o controle de sua bebida, nunca mais voltará a se controlar diante da presença do álcool. Por isso, o tratamento nas clínicas de reabilitação se baseia na abstinência e eliminação da bebida.
Mas não só isso! Veja como funciona o tratamento nessas instituições.
Internações
É importante saber qual tratamento para uma pessoa alcoólatra que existe na clínica de reabilitação. Assim, o paciente já entrará na instituição sabendo pelo que vai passar. Um deles, é a internação, que pode ser voluntária ou involuntária.
Como o próprio nome sugere, a internação voluntária ocorre quando o próprio indivíduo aceita por vontade própria o tratamento. Já a internação involuntária se dá contra a própria vontade do sujeito, sendo solicitado por terceiros (familiares, profissionais de saúde ou conhecidos).
A internação é solicitada nos casos em que o indivíduo fica constantemente exposto à presença do álcool e, logo, não consegue se controlar e bebe de forma abusiva.
Suporte psicológico
Durante todo o tratamento na clínica de reabilitação, principalmente ao longo da internação, o paciente recebe suporte psicológico, que é realizado pelos psicólogos. O uso do álcool afeta diretamente a mente do sujeito, causando sérios danos.
Além disso, o profissional da psicologia vai procurar entender o motivo que levou o paciente a beber de forma descontrolada. Em boa parte dos casos, há sempre fatores emocionais envolvidos. Logo, essas emoções serão tratadas para facilitar a eliminação do uso abusivo do álcool.
Medicamentos
Os medicamentos são indispensáveis no tratamento de alcoólatras. Eles auxiliam no processo de desintoxicação do organismo e ajudam a diminuir os sintomas da abstinência. Também, tratam outras questões de saúde que podem surgir com o consumo do álcool.
O consumo excessivo dessas bebidas acarreta sérios prejuízos para o organismo do indivíduo, como problemas cardíacos, doenças no pâncreas, fígado, estômago, entre outros. Os medicamentos são receitados pelo médico psiquiatra que realiza todo o acompanhamento do caso.
Apoio familiar
Além de saber qual tratamento para uma pessoa alcoólatra, é fundamental considerar a importância de certos recursos no cuidado aos pacientes, como por exemplo, o apoio familiar.
Muitos estudos atestam a indispensável ajuda da família ao longo do tratamento de pessoas alcoólatras. Por isso, algumas clínicas trabalham também no suporte aos familiares para que estes sejam fortalecidos a fim de estarem juntos dos pacientes.
Sabendo que pessoas queridas estão com o paciente durante todo o processo, ele se sentirá mais capaz de vencer essa luta e terá alguém por quem lutar. Isso porque, muitos dos alcoólatras perdem a confiança em si mesmos e a depositam em terceiros. Logo, a família precisa estar junto.
Pontos importantes para o sucesso do tratamento
Saiba que existem alguns pontos importantes que fazem do tratamento um sucesso. O primeiro deles é a adesão do paciente ao tratamento. Ainda que a primeira abordagem tenha sido a internação involuntária, em algum momento ele precisa entender e reconhecer que precisa de ajuda.
O segundo ponto é o estado de saúde do sujeito. É necessário que o médico avalie todo o estado do indivíduo para que o plano terapêutico seja traçado da melhor maneira. A família também precisa estar presente nesse processo a fim de motivar e estimular o paciente.
Além disso, esses pontos precisam ser seguidos para o sucesso do tratamento de pessoas alcoólatras:
- Recomeço quando tiver recaídas;
- Acompanhamento dos profissionais;
- Conscientização da doença pelo alcóolatra;
- Internação para casos graves;
- Identificar o nível de alcoolismo;
- Suporte da família em todo o momento.