(11)4266-0513
(11)94797-6909

Por que as drogas são consideradas substâncias psicoativas?

Por que as drogas são consideradas substâncias psicoativas? Essa é uma dúvida comum a algumas pessoas que estudam o assunto. Mas antes de responder a essa pergunta é necessário entender o que é uma substância psicoativa.

No texto de hoje, nós vamos falar um pouco sobre as substâncias psicoativas e seus tipos, respondendo à pergunta do título. Esperamos que este artigo seja esclarecedor para você, com informações que lhe tragam consciência sobre os riscos de consumir drogas. Boa leitura!

Entenda o que é uma substância psicoativa

As substâncias psicoativas – também chamadas de psicoativos – são substâncias químicas capazes de alterar o funcionamento do Sistema Nervoso Central. Neste sentido, a consciência, percepção, humor e comportamento da pessoa são alterados significativamente.

Os psicoativos englobam tanto drogas lícitas quanto ilícitas e apresentam potencial para trazer prejuízos à saúde do indivíduo e causar dependência. Por esse motivo, é preciso estar atento em relação ao consumo, tomando muito cuidado para os efeitos não serem irreversíveis.  

Por que as drogas são consideradas substâncias psicoativas?

Respondendo de forma mais direta a pergunta “Por que as drogas são consideradas substâncias psicoativas?” Podemos dizer que as drogas também são psicoativas por terem a capacidade de interferir no funcionamento do Sistema Nervoso Central.

As drogas possuem potencial de dependência, apresentando vários problemas de saúde. As consequências dessas substâncias vão variar de acordo com o organismo de cada indivíduo, tipo da droga, quantidade ingerida, entre outros fatores. Mas em todos os casos, a droga acarreta algum grau de prejuízo.

Conheça os tipos de substâncias psicoativas

Atualmente, existem vários tipos de substâncias psicoativas e é cada vez maior o número de pessoas que consomem esses tipos de substâncias. Mesmo com todos os riscos que elas apresentam, muitos parecem não se importar com isso.

É importante salientar que alguns psicoativos são legalizados justamente pelos efeitos que causam, o que melhora algumas condições de saúde. Entretanto, elas devem ser consumidas com muito cuidado para não provocar danos maiores.

Conheça abaixo os tipos de psicoativos existentes, juntamente com os seus respectivos efeitos.

Alucinógenos

Os alucinógenos são muito utilizados entre os jovens “baladeiros” por causar sensações de euforia. Isso ocorre porque esse tipo de psicoativo age nas partes nervosas e sensoriais do cérebro, alterando a percepção do usuário.

Num primeiro momento, o usuário sente sensações positivas e muito prazerosas. No entanto, após a eliminação desses efeitos, o indivíduo pode apresentar episódios depressivos, paranoicos, psicóticos e confusão mental.

Os principais alucinógenos são ecstasy, ayahuasca e LSD.

Antidepressivos

Os antidepressivos são substâncias psicoativas indicadas pelos médicos para tratar quadros de depressão. Como agem na normalização do fluxo de neurotransmissores, o indivíduo fica mais relaxado em relação aos sintomas depressivos.

Entretanto, apesar de serem droga lícitas, os antidepressivos causam certos efeitos colaterais que necessitam de supervisão. Os principais efeitos são:

  • Diminuição da libido;
  • Alterações no sono;
  • Alterações no apetite;
  • Tontura;
  • Ansiedade;
  • Tremores;
  • Retardo na ansiedade.

Antipsicóticos

Os antipsicóticos são medicamentos utilizados no tratamento da esquizofrenia e psicose. Apesar de serem legalizados, também causam efeitos colaterais. Por esse motivo, o uso desses psicoativos devem ser rigorosamente supervisionados por um especialista.

Os principais efeitos que essas substâncias causam são:

  • Convulsões;
  • Rigidez muscular;
  • Problemas cognitivos;
  • Hipertensão;
  • Tremores;
  • Aumento de gordura abdominal.

Depressores

Os depressores são substâncias utilizadas até nos procedimentos cirúrgicos, como os conhecidos anestésicos. Esse tipo de substância diminui as atividades cerebrais, deixando o indivíduo mais relaxado e menos propenso à dor.

Porém, como toda droga legalizada, também é necessário ter cuidado com os seus efeitos colaterais. Elas diminuem a capacidade intelectual, a concentração e a atenção, pois deixam o organismo mais lento.

Os principais depressores são:

  • Álcool;
  • Sedativos;
  • Anestésicos;
  • Morfina;
  • Heroína.

Estimulantes

Os psicoativos estimulantes são aqueles que geram o efeito contrário dos depressores. Ou seja, os estimulantes aumentam os níveis de atividade cerebral. Nesse sentido, o indivíduo fica mais eufórico, animado, alerta e acordado por muito mais tempo.

O principal efeito colateral é a diminuição do apetite, que pode ser um problema para quem tem dificuldades no ganho de peso. Apesar disso, esse tipo de psicoativo é muito indicado para tratamento de casos de hiperatividade. Porém, só é receitado por médicos.

Conclusão

No texto de hoje você encontrou a resposta para a seguinte pergunta “Por que as drogas são consideradas substâncias psicoativas?”. Viu também que os psicoativos podem englobar drogas lícitas e lícitas, porém todas com o seu nível de prejuízo.

Por este motivo, tenha cuidado com essas substâncias. Se você quiser tratar alguma condição psicológica, procure um médico psiquiátrico. Caso queira consumir drogas por recreação, procure outros métodos para ser feliz. Esses tipos de substâncias podem ser prazerosos no início, mas depois que o efeito passa, os prejuízos podem ser irreversíveis. Logo, cuide de sua saúde!

Podemos Ajudar?