(11)4266-0513
(11)94797-6909

Por que as drogas causam dependência?

Por que as drogas causam dependência? Essa é uma dúvida muito comum principalmente entre os que não são usuários de drogas. Como pode uma substância tão pequena causar tantos estragos? O que acontece com a pessoa que a torna tão dependente? Nós vamos responder a essas perguntas e mais!

Antes de tudo entenda que nem todos os usuários de drogas são dependentes porque querem. Muitos desejam abandonar o vício, mas não conseguem. Por isso, não julgue quem está nesse mundo, muito menos critique. Continue a leitura do texto e você entenderá melhor o que um usuário de droga passa.

Entendendo o vício em drogas

Quando o indivíduo perde o controle do próprio uso de drogas o consumo é considerado como dependência química, uma doença crônica que altera o padrão de comportamento da pessoa em diversos níveis.

Como é uma doença, os usuários de drogas costumam apresentar os mesmos padrões de comportamentos, pensamentos e emoções.

O usuário perde completamente a capacidade de controlar o seu próprio consumo, levando ao uso excessivo e ao surgimento de sofrimentos para si e para todos que estão ao seu redor.

Por que as drogas causam dependência? Veja aqui o porquê!

As drogas causam dependência por atuarem no Sistema Nervoso Central (SNC), lugar onde estão concentrados todos os movimentos, pensamentos e emoções do ser humano. Qualquer alteração no SNC altera todo o modo de funcionamento do indivíduo.

Nos primeiros momentos de uso, a droga proporciona estados psicológicos e físicos de bem-estar, produzindo sensações agradáveis, relaxantes, excitantes, de euforia e alívio de estresse. No momento da drogadição, o indivíduo sente um prazer indizível.

No entanto, quando passa o efeito da droga, três reações surgem:

  • Tolerância: ocorre quando o usuário sente a necessidade de aumentar a dose para obter maiores efeitos;
  • Dependência física: Reações de abstinência surgem quando o uso de drogas é interrompido de forma abrupta;
  • Craving: Caracterizado como intenso desejo pelos efeitos que as drogas proporcionam.

Com essas três reações, o indivíduo se torna completamente dependente da droga. É como se fosse um ciclo vicioso: o sujeito consome drogas para sentir prazer, cai no mundo real e volta a usar mais drogas para obter mais efeitos relaxantes e fugir dos problemas do cotidiano.

Conheça os tipos de drogas existentes

Respondida a pergunta “Por que as drogas causam dependência” é importante que você entenda os tipos de drogas existentes. Nem todas irão causar sensações de euforia ou de prazer. Veja abaixo o porquê.

Drogas depressoras

As drogas depressoras são caracterizadas por diminuírem os sinais do Sistema Nervoso Central. Neste sentido, o indivíduo tem sua atenção, concentração e raciocínio reduzidos. Também sente sensações de tranquilidade, calma, bem-estar, relaxamento, sono e se torna mais resistente à dores.

As principais drogas depressoras são:

  • Álcool;
  • Benzodiazepínicos;
  • Derivados do ópio, como codeína, metadona, morfina e heroína.

Drogas estimulantes

As drogas estimulantes, como o próprio nome sugere, são substâncias que aumentam as conexões neurais do Sistema Nervoso Central. O indivíduo fica com mais energia e disposição para certas atividades.

Com isso, o usuário experimenta as seguintes sensações: sono reduzido, sensações de poder, euforia, fala rápida, perda da noção da realidade, redução do apetite, descontrole emocional, excitação e muita energia.

Geralmente, pessoas com problemas de insegurança e timidez fazem uso dessas substâncias para obter os efeitos citados. As principais drogas causadoras dessas reações são:

  • Cocaína;
  • Derivados da cocaína, como o crack por exemplo;
  • Anfetaminas;
  • Ecstasy.

Drogas perturbadoras

As drogas perturbadoras são as mais perigosas com possibilidade de levar o usuário à morte. Algumas delas, dependendo da quantidade, em apenas uma única dose podem provocar a morte. Por isso, é extremamente perigoso usar algum tipo dessa classificação só para “experimentar”.

Isso acontece porque elas possuem dupla ação. Ao mesmo tempo que aumentam as conexões neurais, elas também diminuem. Isso gera um certo “descontrole” na comunicação entre os neurônios causando sérias reações.

Os efeitos que essas drogas causam são as seguintes: Alucinações, fortes sensações de medo ou prazer, sensações de exaltação e pânico, sensação exagerada de grandiosidade, noções de tempo e espaço alterados e delírios.

As principais drogas desta categoria são:

  • Cogumelos mágicos;
  • Drogas inalantes;
  • LSD;
  • Ketamina;
  • Canabinóides, em doses elevadas.

Conclusão

Esperamos que a sua pergunta “Por que as drogas causam dependência” tenha sido respondida com sucesso e as informações esclarecedoras para você.

Veja que existem drogas que além da dependência provocam sérios problemas à saúde. Por isso, se você conhece alguém dependente químico, não deixe de oferecer ajuda. A dependência química é uma doença séria, mas tem tratamento.

Podemos Ajudar?