O que o álcool pode causar no organismo? Essa é uma pergunta feita por quem já está se preocupando com a dose de álcool ingerida. Se esse é o seu caso ou você conhece alguém que está exagerando na dose, saiba que a bebida pode causar diversos prejuízos ao organismo.
Hoje, vamos apresentar 6 problemas que o álcool pode causar: Pancreatite, Impotência sexual ou infertilidade, câncer, anorexia alcoólica, problemas cardíacos e vasculares e hepatite alcoólica. É claro que existem muitas outras doenças. Por isso, não hesite em procurar tratamento.
Então, vamos ao conteúdo!
Pancreatite
A pancreatite é um problema causado no pâncreas diagnosticado com inflamações no órgão que geram intensas dores abdominais. Dependendo do uso do álcool, o quadro pode evoluir para pancreatite crônica, onde não há mais solução e o paciente pode chegar à morte.
Geralmente, essa doença ocorre com o uso prolongado do álcool. Em muitos casos, ela surge após 5 ou 10 anos de consumo. Entretanto, como cada organismo é diferente do outro, jamais podemos subestimar a reação do nosso corpo. Por isso, a pancreatite pode aparecer até mesmo antes dos 5 anos.
Impotência sexual ou infertilidade
O que o álcool pode causar no organismo é a impotência sexual ou a infertilidade. Isso acontece porque o álcool afeta o sistema reprodutor, diminuindo a produção de espermatozóides, causando ejaculação precoce e drástica redução na potência sexual.
Nas mulheres, é comum ter alterações no ciclo menstrual, causando infertilidade. Os que desejam ter filhos, é fundamental procurar ajuda médica para procurar o melhor tratamento.
O tratamento deve ser procurado o quanto antes, pois o problema pode se agravar, tornando o quadro irreversível. Em todos os casos, o médico orienta a eliminação total da ingestão de bebidas alcóolicas.
Câncer
Muitos se apavoram só de ler essa palavra “Câncer”. De fato, é uma doença aterrorizante que, se descoberta de forma tardia, torna o tratamento ainda mais dificultoso.
O álcool possui alto potencial para desenvolver câncer em diversas regiões do corpo, como: fígado, boca, estômago, faringe, laringe, esôfago, reto, mamas e cólon. Algumas dessas regiões podem ser perdidas completamente.
Para evitar que se chegue nesse estado, é indispensável a realização de exames preventivos. Os que fazem a ingestão de álcool devem fazer desses exames sua rotina. Assim, ao menor sinal de câncer, os devidos cuidados podem ser procurados para evitar a evolução da doença.
Anorexia alcoólica
Além dos problemas já mencionados, o que o álcool pode causar no organismo é a anorexia alcoólica. Ou seja, é um quadro de anorexia, onde o indivíduo perde a fome, decorrente do uso de álcool. Com o tempo, o sujeito perde a fome e substitui a comida pela bebida. O que o álcool pode causar no organismo?
Este é um problema muito sério, pois pode acarretar diversas outras situações. Como o indivíduo não se alimenta de forma adequada, nutrientes importantes para o corpo não são consumidos, provocando o surgimento de outras doenças, como a anemia, por exemplo.
Nestes casos, o tratamento é intensivo, pois várias condições devem ser tratadas: o alcoolismo, a desnutrição e a redução da fome. Geralmente, a equipe profissional que trata destes casos é composta por nutricionistas, psicólogos e psiquiatras.
Problemas cardíacos e vasculares
O álcool atinge gravemente o coração, gerando problemas cardíacos e vasculares, como trombose, infarto e hipertensão, por exemplo. Esses quadros surgem devido ao aumento de gordura nas artérias, causado pelo aumento dos triglicerídeos e colesterol.
O tratamento para esses problemas se baseia numa dieta equilibrada e total eliminação da ingestão de álcool. É fundamental que o paciente siga corretamente o tratamento, pois caso contrário, esses problemas podem levá-lo à morte.
Hepatite alcoólica
Por último, mas não encerrando a lista por aqui, o que o álcool pode causar no organismo é a hepatite alcoólica, um problema causado no fígado que provoca inflamações no órgão, fortes dores abdominais, náuseas e vômitos.
O tratamento é feito com a utilização de medicamentos e eliminação do uso de álcool. Assim, como em todas as outras doenças, o sujeito deve seguir à risca todo o processo de tratamento, se não danos maiores serão causados.
No caso da hepatite alcóolica, ela pode evoluir para cirrose hepática, levando o indivíduo à morte. Veja que todas as doenças são sérias e merecem o devido tratamento. Por isso, cuide de sua saúde e procure alternativas para ser feliz longe da ingestão de álcool.