(11)4266-0513
(11)94797-6909

O que o álcool pode causar na vida das pessoas?

O que o álcool pode causar na vida das pessoas é uma progressiva destruição em várias áreas da vida do sujeito. Essa bebida é, por exemplo, uma das principais causas de acidentes no trânsito, tanto que, várias medidas, como a Lei Seca, foram criadas para abrandar a situação.

No entanto, o álcool ainda continua nas mãos de muitos brasileiros gerando danos, algumas vezes irreparáveis, para o próprio indivíduo e sofrimento para os que estão ao redor. No texto de hoje, você vai conhecer alguns prejuízos do álcool na vida das pessoas. Boa leitura!

Distanciamento da família e amigos

Um dos fatores que influenciam na dependência química de álcool é a predisposição genética para tal. Se o indivíduo tem na família casos de dependência química, ele poderá estar exposto a esse vício. Caso não, o sujeito irá beber socialmente.

De todo modo, quanto maior a ingestão de álcool maior será o distanciamento de familiares e amigos. Isso porque, o álcool vai tomando o espaço social da vida do sujeito. Aos poucos, sem nem mesmo perceber, o indivíduo se ausenta de comemorações para estar bebendo.

Prejuízos na vida profissional

O que o álcool pode causar na vida das pessoas, entre muitos outros danos, é o prejuízo na vida profissional. Isso ocorre como consequência dos problemas causados na saúde física e psicológica, do qual falaremos melhor mais adiante.

O sujeito perde a concentração e foco em atividades que exigem essas habilidades, atrapalhando sua atenção no trabalho. Devido a fortes ressacas e problemas no organismo, o sujeito pode recorrer às faltas no trabalho para se recuperar.

Além disso tudo, muito dinheiro é gasto na compra de bebidas alcoólicas para sustentar o vício. Isso prejudica o orçamento financeiro, podendo levar o sujeito à perda do emprego. 

 

Problemas na saúde física

O álcool é uma substância tóxica que, como afeta o funcionamento de determinados órgãos, contribui para o surgimento de diversas doenças. A bebida afeta o intestino, fígado, rins, coração, estômago e até o peso. Muitos que bebem acabam ganhando uns quilos a mais.

Dentre os principais problemas de saúde que o álcool pode causar, estão:

  • Obesidade;
  • Gordura no fígado;
  • Cirrose;
  • Doenças no Pâncreas;
  • Acidente Cardiovascular Cerebral;
  • Cardiomiopatia;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Câncer.

Há muitos outros prejuízos que o álcool pode causar no organismo do ser humano, aqui estão os principais. É importante entender que o álcool é uma bebida séria e dependendo do consumo, ela pode até mesmo levar à morte.

Danos na saúde psicológica

Além da saúde física prejudicada, o álcool também acarreta muitos danos à saúde psicológica, como perda de memória e depressão, por exemplo. Isso acontece porque a substância afeta o Sistema Nervoso Central, responsável pelas emoções e comportamento do indivíduo.

Diante disso, é natural que o sujeito fique um pouco mais agressivo, com alta irritabilidade ou muito emotivo, triste e com vários episódios depressivos. Geralmente, esses comportamentos surgem durante os efeitos do álcool. Porém, com o uso recorrente da bebida, o humor muda permanentemente.

Maior probabilidade de acidentes

Além do distanciamento de pessoas queridas e problemas na saúde física e psicológica, o que o álcool pode causar na vida das pessoas é o aumento das chances de acidentes no trânsito. Muitos são os casos de mortes causadas por motoristas alcoolizados.

Isto é um problema muito sério, pois o sofrimento maior que o alcoólatra causa é para familiares e amigos da vítima. Nestes casos, a pessoa que ingeriu o álcool pode ser penalizada gravemente pelo ato. Por isso é tão importante a recomendação do Ministério da Saúde: “Se beber, não dirija!”

Conclusão

Existem muitos outros problemas que o álcool pode gerar na vida das pessoas. Alguns são tão fortes que indivíduos perdem tudo o que tem. Perdem família, casa, carro, emprego e vão morar na rua. Muitos moradores de rua, inclusive, chegaram nessa situação por causa do álcool.

Por mais que, para alguns, a bebida seja prazerosa no primeiro momento, com o tempo, ela vai afetar diversas funções do organismo e a vida do indivíduo em sociedade. Por isso, trabalhe o autoconhecimento e perceba se você está ultrapassando os limites. Se perceber um sinal de dependência, pare!

Como diz o ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”.

Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje. Até a próxima leitura!

Podemos Ajudar?