O que acontece quando fuma pedra é uma longa e progressiva destruição no organismo. É necessário se atentar aos efeitos que a pedra pode causar no corpo para não perder completamente a própria vida.
A pedra da qual estamos falando é o crack, derivado da cocaína que é consumida em seu estado cristalizado, por isso é muito conhecida como “pedra”.
Independente do estado em que a cocaína esteja sendo consumida, os efeitos são devastadores. Mas no formato de pedra, as consequências podem ser mais rápidas e irreversíveis.
Por isso, é muito importante não só saber o que acontece quando fuma pedra, mas também saber o tipo de tratamento que existe para esses casos. No texto de hoje, você terá todas essas informações. Então, continue a leitura para saber mais!
Sintomas do uso da pedra
Quem fuma pedra apresenta alguns sinais no comportamento e no corpo físico que auxiliam na rápida identificação. Como o crack é uma droga estimulante, o sujeito que fuma esta pedra se torna mais eufórico, com possibilidade de apresentar um comportamento agressivo.
Além disso, o crack apresenta um alto potencial de vício. Ou seja, quanto mais o indivíduo fuma, mais vontade tem de fumar. É por isso que muitos viciam neste tipo de droga logo no primeiro uso, o que gera um alto risco à saúde caso o sujeito queira fumar só para experimentar.
Neste sentido, quem faz uso dessa substância pode apresentar os seguintes sintomas:
- Dilatação anormal das pupilas;
- Grande hiperatividade, onde o indivíduo não consegue permanecer parado por muito tempo;
- Maior agressividade mesmo com pessoas que ele gosta;
- Aceleração dos batimentos cardíacos;
- Surgimentos de bolhas ou queimaduras nos dedos e lábios;
- Após algumas horas do efeito da droga, grande sensação de cansaço;
- Depois que o efeito do crack passa, o sujeito pode dormir por até 12 horas e acordar com muita fome.
Se algum familiar seu estiver apresentando estes sintomas, possivelmente ele está fazendo uso da pedra. Como o crack é altamente viciante, é necessário procurar logo um médico para realizar o tratamento.
Antes, conheça a seguir o que acontece no corpo quando alguém fuma pedra.
O que acontece quando fuma pedra?
O crack age no organismo de forma muito rápida, alterando o padrão de funcionamento de algumas funções.
Assim que inalada, os pulmões absorvem rapidamente a fumaça e transportam a droga para a corrente sanguínea. Como o sangue é um meio de transporte para as substâncias, ele cumpre sua função e leva a droga para o cérebro, que altera seu mecanismo.
Primeiramente, a pedra libera e eleva os níveis de dopamina (neurotransmissor responsável por aumentar a sensação de prazer e motivação) no sangue, fazendo com que o indivíduo fique mais eufórico e com mais energia.
Depois, a substância acelera os batimentos cardíacos que, por sua vez, podem culminar em infarto, convulsões e paradas respiratórias. Todas essas complicações aumentam exponencialmente o risco de morte.
Por que a pedra causa dependência?
Agora que você já descobriu o que acontece quando fuma pedra, entenda o motivo pelo qual essa substância causa tanta dependência.
O vício ocorre devido a atuação do crack em uma região cerebral, chamada de “Sistema de Recompensa”. É um sistema onde ocorre a liberação do principal neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, a dopamina.
A dopamina é liberada após certas ações essenciais à vida humana, como após comer ou fazer sexo, por exemplo. Sendo que, o crack descontrola essa liberação fazendo com que o neurotransmissor seja liberado de forma excessiva.
Neste sentido, o indivíduo sente a necessidade de consumir a droga novamente para ter o mesmo prazer.
Entretanto, o prazer gerado pelo uso da pedra não é saudável e pode causar os seguintes efeitos:
- Irritabilidade;
- Náuseas;
- Depressão;
- Dor muscular;
- Forte ansiedade;
- Falta de energia;
- Agitação.
Para evitar todas essas complicações em decorrência do uso da pedra, conheça a seguir o tratamento existente para viciados em crack.
Qual tratamento para quem fuma pedra?
O tratamento para quem fuma pedra precisa visar dois aspectos: A dependência física e dependência psicológica. Isso porque, todo vício tem uma origem psicológica. Quem entra para o mundo das drogas, entra para solucionar um problema ou lidar com certos conflitos internos.
Neste sentido, o tratamento deve conter o uso de medicações para ajudar no processo de desintoxicação e alívio dos sintomas de abstinência e a inclusão de psicoterapias.
Geralmente, nas clínicas de reabilitação o tratamento abrange esses dois aspectos. Por isso, você pode procurar uma dessas instituições e realizar uma visita para conhecer o local. Esperamos que o texto tenha sido esclarecedor para você. Até a próxima!