O que a dependência química pode causar na vida do usuário é algo lamentável. Aos poucos, o consumo de drogas vai se tornando cada vez mais frequente a ponto de o usuário experimentar uma série de complicações na sua saúde.
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre os efeitos da drogadição na vida do dependente químico e vamos responder algumas dúvidas que as pessoas tem sobre o problema. Veja!
Veja o que a dependência química pode causar na vida do usuário
Para saber o que a dependência química pode causar na vida do usuário é necessário observar a mudança de comportamento dele, que engloba alterações no corpo físico, funções psíquicas, emocionais e o seu estado em sociedade.
A longo prazo, o usuário sofre com uma série de problemas no cérebro, pulmões, fígado e coração. Nesses casos, além do tratamento da dependência, o indivíduo precisa se submeter a outros tipos de cuidados para tratar das outras doenças.
Caso a pessoa fique muito tempo sem consumir a droga, ela pode apresentar comportamento agressivo e um intenso estado de irritabilidade. Esse processo é conhecido como abstinência.
Além disso, a presença da droga no organismo faz com que o usuário aumente ainda mais o consumo das substâncias, gerando as seguintes consequências:
- Ilusão de prazer e bem-estar;
- Depressão após os efeitos da drogadição;
- Perda de interesse em atividades que antes tinha prazer;
- Ausência em compromissos e responsabilidades;
- Riscos contra a própria vida e a de outros;
Dúvidas frequentes sobre a dependência química
Além de saber o que a dependência química pode causar na vida do usuário, muitas pessoas tem dúvidas sobre esse problema. Por isso, selecionamos abaixo respostas para as perguntas mais frequentes sobre a dependência química. Confira!
Como ocorre a dependência química?
Há várias razões que desencadeiam o quadro de dependência química, incluindo fatores biológicos, psicológicos e sociais. Em alguns casos, o dependente já tem um histórico familiar de uso de drogas e isso pode facilitar o desenvolvimento do problema. O que a dependência química pode causar na vida do usuário?
Mas de modo geral, a dependência química ocorre no Sistema Nervoso Central, onde a droga ativa o mecanismo de recompensa cerebral. Ou seja, o corpo “entende” que a droga faz bem ao organismo e “pede” mais substância química.
Isso acontece devido a liberação de hormônios no sangue responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e bem-estar. Também, o usuário experimenta uma coragem e sensação de liberdade momentâneos, fazendo-o acreditar que só será feliz e realizado com a droga.
Qual o primeiro passo para buscar ajuda?
O primeiro passo para buscar ajuda é reconhecer a presença do problema e a necessidade de tratamento. Algumas vezes, são os familiares e amigos que ajudam o usuário nesse processo de reconhecimento. Outras vezes, uma internação involuntária deve ser acionada.
Ao identificar a necessidade de procurar auxílio, uma instituição de reabilitação, especializada em drogas, precisará ser buscada. O médico psiquiatra fará todo o processo de avaliação e diagnóstico, junto aos familiares do dependente.
Quais os tipos de tratamento para a dependência química?
O tratamento para a dependência química atravessa as intervenções psicoterápicas, hospitalares e medicamentosas. Todas feitas com profissionais específicos.
A psicoterapia se dá com os psicólogos, de diferentes abordagens, as mais comuns são a psicanálise e a terapia cognitivo comportamental. O foco delas é ajudar o usuário a encontrar novas maneiras de lidar com os seus problemas sem ser pela via da drogadição, além de alterar sua relação com as drogas.
A intervenção hospitalar envolve a internação em clínicas de recuperação. Ela pode ser voluntária, involuntária ou compulsória. Só é solicitada em casos em que o usuário está em constante acesso às substâncias químicas, quando ele coloca a sua vida e a de outros em risco e quando perde o controle sobre si.
Já as medicações são inseridas na fase de desintoxicação e tratamento de outras complicações do uso abusivo de drogas. Cada caso vai demandar um modelo de cuidado específico.
A família e amigos podem ajudar na reabilitação do usuário?
Não só podem como devem. No processo de reabilitação, a presença de familiares e amigos é fundamental no sucesso das intervenções e na adesão do usuário ao tratamento. Eles devem explicar o que a dependência química pode causar na vida do usuário para otimizar o cuidado médico.
No entanto, essa presença deve ser acolhedora, compreensiva e amável. Tenha em mente que, embora o uso de drogas cause uma sensação de prazer, o dependente químico está em uma luta interna, batalhando pela sua saúde. Logo, esteja junto dele e ofereça todo o apoio possível e conte com as Clínicas de Recuperação Net para superar este momento.