Muitos dependentes químicos não reconhecem que precisam de ajuda. Daí vem a pergunta: Como recuperar um drogado? Parece uma missão impossível, não é mesmo?! Mas há várias formas de ajudar um viciado e hoje vamos lhe apresentar algumas delas.
Como dissemos, boa parte dos dependentes químicos não reconhecem que precisam de tratamento. Alguns, até pensam em parar com o uso das drogas, mas não conseguem. Nessa dualidade, o quadro vai se intensificando até chegar à beira da morte.
Para isso não acontecer, veja abaixo algumas atitudes que você pode tomar para ajudar a recuperar uma pessoa viciada em drogas. Boa leitura!
Saiba conversar
Para ajudar uma pessoa drogada você precisa saber conversar. O diálogo é o primeiro ponto de proximidade que você terá com o dependente químico. Tenha cuidado com este passo para não o afastar ainda mais.
Por isso, não faça uma abordagem agressiva. Na sociedade, a droga já é vista como um mal deplorável e altamente condenado por muitos. Se você começar a julgar a pessoa viciada ou criticar duramente, dificilmente conseguirá ajudar.
Nesse primeiro momento, converse, compreenda, escute e esteja junto. Dependendo do curso do diálogo, ofereça alguns conselhos e mostre os impactos negativos das drogas.
Busque ajuda profissional
Se você está querendo saber como recuperar um drogado amigo ou até mesmo familiar, é importante que você peça ajuda de um profissional. Nas clínicas de reabilitação há vários profissionais disponíveis para esclarecer o assunto de drogas e como é feito o tratamento.
O especialista pode lhe ajudar a abordar o assunto da dependência química de forma mais adequada com o drogado. Além disso, ele fornecerá todos os passos necessários para iniciar o tratamento. A recuperação total do dependente químico só se dá através de cuidados médicos.
Tenha empatia
Empatia é a ação de colocar-se no lugar do outro. É enxergar o mundo sob a ótica do outro. Neste sentido, se você quer ajudar uma pessoa viciada, terá que renunciar a seus próprios julgamentos para entender o que ela pensa a respeito das drogas.
Cada ser humano é um universo complexo diferente de todos. Ser empático com um drogado possibilita o entendimento de suas razões e motivos para o consumo dessas substâncias psicoativas.
Entendendo o que motivou esse hábito, a causa do problema poderá ser tratada. Por exemplo: muitos começam a usar drogas por problemas pessoais, como insegurança, traumas e medo. É preciso tratar essas dificuldades para eliminar o vício.
Esteja por dentro do assunto
Não há como recuperar um drogado se você não entende nada sobre a dependência química. Você precisa estar por dentro do assunto, sabendo como as drogas agem no organismo, quais as consequências, como se livrar dessas substâncias etc.
Algumas pessoas viciadas não têm noção do que as drogas podem fazer com suas vidas. É preciso ter alguém para esclarecer todos os males que elas provocam. Logo, estude o assunto e esteja munido com todo o conhecimento sobre o mundo das drogas.
Seja acolhedor
Existem dependentes químicos que desejam se libertar do vício, mas não conseguem. É como se isso fosse maior do que eles. Ao mesmo tempo que destrói diferentes áreas de sua vida, durante a drogadição essas substâncias proporcionam um prazer indescritível.
É preciso acolher o drogado! Isto é, escutá-lo, compreendê-lo, ser paciente, estar de braços abertos. Por mais que você não concorde com o consumo, a repreensão não é o caminho para ajudar na recuperação.
Mostre que você estará junto dele durante todo o tratamento. Faça ele sentir que não está sozinho. O dependente químico precisa encontrar esperança em alguém. Ou seja, ter alguém para quem mostrar os resultados, a evolução. Seja você essa âncora na vida dele.
Para concluir
Entender as particularidades do dependente químico é indispensável para saber como recuperar um drogado. Cada um tem um nível diferente de dependência, tem uma relação singular com a droga. Por esse motivo, procure conhecer como é essa relação com a substância.
O vício ocupa diferentes lugares na vida de uma pessoa. Entendendo isso, você conseguirá ajudar na recuperação de maneira mais eficiente.
Além disso, não se esqueça do tratamento profissional. É lindo você querer ajudar na recuperação, mas não faça tudo sozinho. A dependência química é uma doença que precisa ser tratada. Esperamos que o artigo de hoje tenha sido esclarecedor para você. Até mais!