Se você deseja saber como parar de usar cocaína está no lugar certo, pois hoje falaremos sobre os procedimentos que ajudam a eliminar esse uso. Também iremos apresentar os principais tipos de tratamento existentes.
A cocaína é uma das drogas mais fortes que existem, com alto poder de dependência. Com surgimento há muitos anos atrás, a cocaína é consumida na sua forma “pura” ou em derivados. Ainda, pode ser acrescentado outras substâncias na cocaína que a tornam mais forte.
Por isso, é muito importante tentar parar de usar a cocaína antes que seja tarde demais. Se você deseja isso, continue a leitura do artigo que iremos lhe mostrar como.
Entenda a dependência por cocaína
A cocaína é uma substância psicoativa, capaz de alterar o funcionamento de algumas funções cerebrais responsáveis pelas sensações, emoções e comportamento do ser humano.
A cocaína atua especificamente no hipocampo, uma região localizada no cérebro que faz a liberação de neurotransmissores capazes de ativar sensações de bem-estar e prazer.
Neste sentido, no momento da drogadição, o usuário sente uma forte sensação de prazer. Porém, depois que o efeito passa surge um quadro depressivo que estimula o usuário a consumir drogas novamente para obter o efeito de prazer. Assim, está instalada a dependência por cocaína.
Efeitos da cocaína no organismo
Antes de saber como parar de usar cocaína é importante que o leitor conheça os efeitos desta droga no organismo. Efeitos esses que são sentidos no corpo e na mente. Dependendo do tempo de uso, os efeitos também serão diferentes.
Assim temos os seguintes efeitos físicos:
- Aumento da temperatura corporal;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Tremores;
- Tiques;
- Dilatação da pupila;
- Hiperglicemia;
- Problemas urinários;
- Sensações de anestesia nos dentes e gengiva.
Sobre os efeitos na mente, de curto a longo prazo, são apresentados os seguintes:
- Insônia;
- Aceleração do pensamento;
- Ansiedade;
- Agressividade;
- Desordem no pensamento;
- Variação de humor;
- Delírios;
- Irritabilidade;
- Sensação de poder.
Sobre os efeitos relacionados a uso prolongado ou abusivo, temos os seguintes:
- Perda de peso;
- Perda de memória;
- Redução da concentração;
- Desmaios;
- Cefaleia;
- Transtornos psicóticos;
- Transtornos de humor;
- Doenças pulmonares.
Ainda, se altas doses forem consumidas em curto período, o usuário pode apresentar:
- Depressão neuronal;
- Alucinações;
- Convulsões;
- Paranoia;
- Taquicardia;
- Possibilidade de gerar morte.
Como parar de usar cocaína?
A melhor forma de parar com o uso da cocaína é eliminar de vez o consumo. Mas é claro que, isso não é tão fácil assim. Você terá que mudar completamente o seu padrão de vida. Pense: se a droga transformou o seu modo de viver, por que não você mudar também para excluir a cocaína?
Neste sentido, você terá que evitar situações onde possa encontrar a droga – como festas e casas de amigos, por exemplo – e até mesmo pessoas que te influenciam no uso. Ou seja, evite situações e pessoas onde você possa se sentir “tentado” a usar cocaína.
Outra forma para parar de usar cocaína é adquirir novos prazeres, hábitos, atividades que gerem sensações de bem-estar. Assim, você encontrará prazer sem ser por via das drogas.
É claro que esse processo não é fácil. Algumas pessoas até conseguem eliminar o uso de drogas sozinhas, mas você não precisa passar por isso. Existem tratamentos que ajudam o usuário a mudar de vida longe da cocaína. Conheça a seguir quais são eles.
Conheça os tratamentos para a dependência de cocaína
Não tem como parar de usar cocaína sem a inclusão de alguns tratamentos. É claro que, alguns conseguem sozinhos, mas a ajuda de um profissional é muito importante para não ter recaídas. Por isso, veja abaixo os tipos de cuidados para a libertação desse vício.
Psicoterapia
A psicoterapia é um tipo de tratamento exercido pelo psicólogo, onde ele vai procurar entender qual a relação entre o usuário e a droga. A partir daí, junto com o paciente, o profissional vai procurar outras formas de lidar com a raiz do problema sem ser por via das drogas.
Medicamentos
Os medicamentos são muito importantes principalmente para tratar os sintomas de abstinência e auxiliar no processo de desintoxicação do organismo. Também ajudam a eliminar os sintomas gerados pelo uso de drogas.
Internações
Por vezes, a internação é a única opção para o usuário conseguir parar de usar a cocaína. É muito indicado em casos mais avançados, em que o usuário apresenta comportamentos agressivos, colocando em risco sua própria vida e a de outros e quando não quer se tratar.
No entanto, a internação também pode ser solicitada pelo próprio indivíduo, geralmente, quando ele não consegue se afastar de situações propícias para o uso do álcool.
As internações são realizadas em boa parte nas clínicas de reabilitação. Instituições onde se objetiva a recuperação integral do indivíduo.
Para concluir
Além das que citamos, há diversas formas de parar de usar cocaína. Você mesmo pode escolher o melhor caminho a seguir. Mas se não conseguir achar solução, conte com as orientações que damos hoje. Se esforce e conte com a ajuda de bons profissionais.
Até mais! Boa sorte no seu processo!