(11)4266-0513
(11)94797-6909

Como lidar com filho drogado

Como lidar com filho drogado? É a pergunta de muitos pais quando descobrem que o seu filho caiu no mundo das drogas.

Realmente não é nada fácil saber lidar com uma pessoa viciada na família, ainda mais quando essa pessoa é o seu próprio filho. Aquele que você investiu tanto, se dedicou tanto, para hoje estar envolvido nesse mau caminho.

Mas não precisa se preocupar. Estamos aqui para lhe mostrar 4 dicas para lidar com o seu filho dependente químico. Leia cada uma delas com atenção e busque colocar em prática o quanto antes. Em breve, seu filho sairá dessa situação.

1. Converse

A primeira dica para lidar com um filho drogado é o diálogo. Você precisa ter uma conversa franca, compreensiva e sincera com ele.

Em primeiro lugar, seja compreensivo e procure entender as razões pelas quais ele entrou por esse caminho. Sempre há um porquê para tudo e com o seu filho não é diferente.

Após compreender suas razões, eduque o seu filho sobre o mundo das drogas e suas possíveis consequências. Geralmente, os adolescentes não percebem muito os perigos dessas substâncias, apenas veem o prazer e a diversão. Seja sincero e mostre todos os riscos envolvidos.

2. Estimule a autoconfiança do seu filho

Entre muitos motivos, a entrada de adolescentes no mundo das drogas, se refere à falta de confiança em si próprio. Na tentativa de “pertencer à galera” ou vencer um desafio muitos se deixam levar para mostrar coragem e independência.

Você deve incentivar a autoconfiança no seu filho. Diga que ele não precisa mostrar nada para ninguém. Além disso, esteja atento à personalidade dele e permita que ele seja quem é. A aceitação dos pais é muito importante para a autoconfiança dos filhos. 

3. Ofereça esportes e lazer

Para saber como lidar com filho drogado coloque em prática esta terceira dica: ofereça esportes e lazer. Isso mesmo! O esporte traz vários benefícios à saúde. Para um filho drogado, ele ajuda a manter o jovem ocupado, gastando energia sem o uso das drogas.

O lazer também é muito importante para a saúde, ainda mais se o seu filho tiver uma rotina intensa de obrigações. Procure dar uma pausa nas tarefas e saia com o seu filho. Dedique um tempo para ele, um tempo de união, de família, de passeios.

Nesses momentos você terá maiores oportunidades de estar mais próximo do seu filho, contribuindo para que ele também não se sinta sozinho. No lazer, inclua atividades que ele goste também, assim ele se sentirá mais motivado para passar o tempo com vocês pais.

4. Busque ajuda profissional e esteja com o seu filho durante o tratamento

A última dica, mas não menos importante, claro, é procurar ajuda profissional. Entenda que a dependência química é uma doença e não apenas um vício. Se o seu filho fosse diagnosticado com um câncer ou com alguma outra séria doença, você não iria procurar tratamento? Com as drogas é a mesma coisa. 

O tratamento também lhe ajuda a saber como lidar com filho drogado de maneira muito mais eficiente. Isso porque, o plano terapêutico é pensado caso a caso. Nas clínicas de reabilitação, por exemplo, a equipe pensa nas particularidades de cada paciente visando o melhor para cada um.

Além disso, não se esqueça de conversar com o seu filho e propor ajuda profissional. Quando ele aceita que a dependência química é uma doença e que precisa de um profissional para lidar melhor com a situação, a adesão ao tratamento fica melhor e o processo se torna mais fácil.

Conclusão

Não é fácil saber como lidar com filho drogado. São muitas emoções envolvidas e todo cuidado é pouco para não o afastar ainda mais de você. Mas seguindo as dicas que citamos aqui você conseguirá ter bom êxito e livrar o seu filho do mundo das drogas.

Entretanto, as dicas não se limitam por aqui. Entenda que cada caso é um caso e seu filho não é igual a todo mundo. Por isso, é fundamental que você o conheça muito bem para conseguir lidar melhor com a situação.

E se você acha que já conhece o suficiente, pode estar muito enganado. A droga é uma substância poderosa capaz de alterar qualquer pessoa. Por isso, converse o máximo que puder com o seu filho. Entenda o mundo dele e não o rejeite. Desta forma, o vício será combatido.

Podemos Ajudar?