Quando é indicada a internação de usuário de drogas: Escolher uma clínica de tratamento para dependência química e alcoolismo nem sempre é uma tarefa fácil.
Muitas vezes o dependente não aceita o tratamento proposto ou simplesmente não enxerga a necessidade de um. No entanto, a internação do dependente pode ser necessária.
Nem todos os dependentes químicos precisam de internação, muitos, apenas com um tratamento ambulatorial adequado conseguem controlar o vício.
Entretanto, alguns indivíduos perdem o controle sobre suas próprias vidas e passam a viver em função de uma única coisa: o uso da droga.
O que é vício em drogas?
Entende-se por vício uma síndrome caracterizada pela dependência física e psicológica do individuo com a droga, onde um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos atuam de forma concomitante e prioritária na vida de uma pessoa.
O que causa a dependência química?
Segundo especialistas, existe uma somatória de fatores de risco que influenciam a vida do indivíduo, fazendo com que a probabilidade dele se tornar um dependente químico aumente. Esses aspectos são de ordem:
biológica;
psicológica;
social;
Geralmente, a dependência química com uma junção de diversos fatores. Dificuldades de lidar com frustrações e resolver problemas, além de traumas da infância, sintomas de depressão, tristeza sem motivo, quadros de ansiedade ou qualquer outro sentimento são alguns deles.
Afinal quando é indicada a internação de usuário de drogas?
É indicado buscar um tratamento quando se percebe que o dependente já não consegue mas exercer atividades do cotidiano tais como; estudar, trabalhar, convívio social, se alimentar corretamente, indisciplina nos horários, trocar a noite pelo dia, mentiras, pequenos furtos em casa são sinais claros que o indivíduo perdeu o controle de sua vida.
O isolamento da família, dos amigos próximos e até da sociedade como um todo também são uma consequência nociva do uso de drogas. Isso porque o dependente químico passa a ter uma visão distorcida da sua realidade, além de sofrer preconceito pelas pessoas, o que também a torna intolerante.
Por isso buscar ajuda profissional é muito importante, mesmo que sem a própria vontade do viciado, por isso existem a internação involuntária e compulsória para aqueles que não aceitam que já não conseguem mas viver sem o uso de psicoativos.
A importância de uma equipe especializada
A dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal, principalmente para evitar uma possível recaída. Para isso, psicólogos e psiquiatras aplicam técnicas cognitivas e comportamentais são para auxiliar na manutenção da mudança.
Intervenções específicas, com a finalidade de identificar situações de alto risco, também podem ser necessárias para melhor lidar com as reações cognitivas e emocionais associadas. Intervenções globais também são de grande importância, pois focam no desenvolvimento de comportamentos positivos para se ter uma vida mais equilibrada e saudável.
A importância de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas da saúde auxilia a reintegrar o paciente na sociedade. A presença dos pais e familiares também pode ser determinante para o sucesso do tratamento e o acompanhamento do paciente.
Se você está vendo que as drogas estão afetando alguém da sua família ou a si próprio, é importante buscar por ajuda profissional para entender melhor o problema e receber um tratamento efetivo para a dependência química. Entre em contato com as Clínicas de Recuperação Net com e fale conosco!