A dependência em drogas é uma das piores doenças que existem. Diante disso, surge a seguinte pergunta: “Como ajudar uma pessoa viciada em cocaína?”. De fato, não é fácil, mas hoje estamos aqui para apresentar 5 dicas que podem ajudar o leitor a estar do lado de quem mais precisa.
Antes de conhecer essas dicas, entenda que o vício em cocaína é muito forte. O processo para se livrar desse mal é árduo e exige muita força de vontade do usuário. Caso ele não queira se tratar, a ajuda torna-se ainda mais difícil. Mas fique tranquilo! Com paciência, o uso dessa droga será eliminado. Saiba como!
1: Escute o usuário
O primeiro passo para ajudar um conhecido, familiar ou um amigo a se livrar da cocaína é escutar o usuário. Se ele está nessa situação, algum motivo teve. Você deve ouvir o que ele tem a dizer, o que ele pensa sobre as drogas, como ele sente e muito mais. Isso é importante para ele se sentir acolhido.
Além disso, você não sabe como ele vai reagir à sua ajuda. Pode ser que ele nem reconheça que precisa de ajuda. Por isso, faça uma abordagem mais leve, se aproximando como amigo a fim de escutá-lo. Demonstre interesse pela sua história e assim ele depositará uma confiança em você.
2: Se informe sobre a cocaína e a dependência química
A segunda dica de como ajudar uma pessoa viciada em cocaína é se informar sobre essa substância e sobre a dependência química. Você precisa entender como a cocaína age no cérebro, como ela é consumida, os derivados dessa droga, entre outras informações.
Com um bom conhecimento sobre essa substância, a pessoa viciada vai reconhecer que você entende do assunto e, logo, maiores serão as chances de ela te escutar. O entendimento sobre a dependência química também é importante para que você possa esclarecer as consequências do uso.
3: Mostre para a pessoa que a dependência química é uma doença
Muitos usuários de droga não têm noção dos prejuízos que a substância pode causar no organismo. Por isso, é fundamental que alguém, com sólido conhecimento sobre o tema, explique para ele o que pode acontecer, de médio a longo prazo.
No entanto, para realizar essa intervenção você deve se certificar de que o usuário confia em você. Se antes de estabelecer um vínculo você já for mostrando que a dependência química é uma doença, ele poderá se afastar mais ainda. Logo, vá com calma e exemplifique a doença com outros casos. Como ajudar uma pessoa viciada em cocaína?
4: Esteja junto dela ao longo do tratamento
A sua atitude de querer ajudar um viciado em cocaína é linda. Mas de nada vai adiantar você se esforçar para ajudá-lo se não estiver junto dele durante o tratamento. Uma das principais motivações para uma pessoa viciada continuar no tratamento é o apoio de pessoas queridas.
Neste sentido, fique junto do usuário ao longo de todo o processo, desde à procura por clínicas de reabilitação até o retorno normal à sociedade. Ele precisa saber que tem alguém do lado dele com quem pode mostrar suas evoluções e contar nos momentos mais difíceis.
5: Tome cuidado com as palavras
A quinta dica, mas não menos importante, e que deve ser colocada em prática junto com todas as outras, é o cuidado com as palavras. Pode parecer algo simples, mas caso você seja hostil, mesmo com a razão ao seu lado, o usuário de cocaína não irá lhe ouvir.
Em nenhum momento faça julgamentos ou use o sarcasmo na comunicação com o usuário de drogas. Ao invés disso, escolha as palavras mais sinceras e gentis para lidar com ele. Essa atitude “baixará a guarda” do dependente químico, tornando-o mais receptivo a você.
Conclusão
Para concluir, tenha em mente que não existe uma fórmula certa para saber como ajudar uma pessoa viciada em cocaína. Aqui, apresentamos para você 5 dicas gerais que, se colocadas em prática, vão surtir efeitos muito positivos. Entretanto, você pode encontrar novas formas de lidar com uma pessoa viciada em cocaína de acordo com as particularidades de cada indivíduo. Para isso, procure olhar para o usuário para além de seu vício. Lembre-se de que ele é uma pessoa que precisa de ajuda, assim como todos nesta vida.