(11)4266-0513
(11)94797-6909

Como se portar com um drogado?

Somos uma rede de clínicas de recuperação para dependência química e alcoolismo. A mais completa estrutura do Brasil com Médicos, Terapeutas, Psicólogos e Enfermeiros . Agende sua visita!

Nem todos sabem como se portar com um drogado. Alguns sentem medo, nojo, raiva, compaixão, generosidade, entre muitos outros sentimentos. Mas na hora da atitude, independente do que se sinta, muitos ficam completamente perdidos sem saber como agir.

Se você faz parte desse time, então este artigo é para você. Hoje vamos apresentar algumas atitudes que podem ser tomadas para lidar com um drogado. É claro que cada caso possui suas singularidades, mas seguindo essas dicas você sairá bem com qualquer um deles.

Não julgue

Ninguém gosta de ser julgado, o drogado também não! A dependência química, além de uma doença, é um vício. Um vício rouba o autocontrole do indivíduo. Mesmo que a pessoa queira parar o uso de drogas, ela não consegue.

Somente por esse motivo, você já deve entender que não se deve julgar um drogado. Além disso, seus motivos para o consumo podem ser inúmeros. Uma das melhores formas de se portar com um viciado é não criticando e nem repreendendo. Muito pelo contrário, você deve compreender e acolher.

Demonstre compreensão

Por falar em compreensão, aqui vai a segunda dica para saber como se portar com um drogado: demonstre compreensão. Ou seja, entenda os motivos do viciado. Todos que iniciaram a drogadição tiveram algum motivo para tal. Descubra qual é esse motivo e compreenda seja ele qual for.

É claro que isso não significa que você vai concordar com o uso. Compreender não é aceitar a ação, mas sim entender o porquê da ação. Desta forma, o drogado vai se sentir acolhido e até mesmo se tiver agressivo, esse comportamento poderá ser diminuído.

Converse sobre as drogas

Não tem como se portar com um drogado se você não conversar sobre drogas com ele. Para isso, você precisa entender sobre a substância, o que ela gera no organismo e na mente da pessoa.

Para um drogado que não aceita que está doente e nem viciado, ele vai defender o uso de drogas até o último instante. Para aquele que reconhece que precisa de ajuda, mas não sabe como se livrar, vai entender os impactos da droga.

De qualquer forma, jamais inicie essa conversa criticando, repreendendo ou julgando. Dialogue sobre o assunto como se fosse outro qualquer. Dependendo de como ele veja a droga, entre com uma abordagem mais de auxílio e aconselhamento.

Entenda a relação da pessoa com as drogas

Saiba que o uso de drogas envolve uma relação entre o usuário e a substância. Uma relação iniciada com motivos justos na visão do viciado.

Alguns veem na droga o refúgio dos problemas. Outros encontram na substância a força que precisam para enfrentar os medos internos. E há aqueles que consideram a droga um péssimo produto, mas no momento da drogadição encontram o prazer que não tem na vida.

Existem ainda outros muitos motivos que explicam a entrada de alguém no mundo das drogas. É preciso entender essa relação até mesmo para que seja possível ofertar algum tipo de tratamento.

Cite o tratamento

Nas dicas de como se portar com um drogado está a citação do tratamento. Durante a conversa, é importante você dizer que existem tratamentos para a dependência química. Mas é claro, isso só deve ser feito se você perceber que ele está receptivo para isso.

Se em dado momento da conversa você observar que o drogado está reconhecendo que precisa de ajuda, então você pode indicar lugares para tratamento. Atualmente, as clínicas de reabilitação são as melhores para tratar a dependência química, pois elas visam a recuperação integral do sujeito.

Por fim…

Lidar com um drogado é um pouco difícil, ainda mais se ele tiver um pouco agressivo. Mas tenha em mente, que a dependência química é uma doença como qualquer outra e, por isso, também apresenta os seus sintomas.

A melhor maneira de lidar com um drogado é compreendendo o seu estado e demonstrar apoio e interesse pela sua recuperação. Geralmente, ele é visto com maus olhos pela sociedade. Encontrar alguém que lhe olha para além de seu vício é um combustível para o sucesso do tratamento. Se você conhece alguém que está passando por isso, utilize as dicas de hoje para salvar uma vida. Sim, salvar! A droga é um vício que pode levar o usuário à morte. Então, faça a sua parte e contribua para a saúde de alguém.

Podemos Ajudar?