(11)4266-0513
(11)94797-6909

Clínica de reabilitação para viciados em cocaína

Se você deseja saber como funciona o tratamento na clínica de reabilitação para viciados em cocaína, então está no lugar certo. No texto de hoje, falaremos sobre os tipos de tratamento que existem nessas instituições e como proceder para solicitar o cuidado médico.

A dependência em cocaína é uma das mais fortes que existem. A droga já está em circulação há anos e pode ser consumida em sua forma pura ou compostos por diversas outras substâncias. Há composições tão fortes que podem levar o indivíduo à morte se consumir por tempo prolongado.

Quanto mais cedo procurar tratamento, melhor. Atualmente, existem vários tipos de cuidados médicos que tratam a dependência química em cocaína. No entanto, é importante ressaltar que essa doença não tem cura. Logo, mesmo após os procedimentos na clínica, o usuário deverá continuar os cuidados.

Saiba mais sobre o tema nos tópicos abaixo.

Como funciona o tratamento na clínica de reabilitação para viciados em cocaína?

Cada clínica de reabilitação para viciados em cocaína tem um modo diferente de funcionamento. Há serviços que você encontrará em uma instituição, mas não encontrará em outras. Da mesma maneira é a equipe de profissionais e, consequentemente, os valores do tratamento.

No entanto, em todas as clínicas há 3 métodos de tratamento: internação, medicamentos e psicoterapia. Toda clínica de recuperação trabalha com essas 3 modalidades. A seguir, você saberá melhor como funciona cada um desses cuidados e os profissionais responsáveis por eles.

Internações

Em muitos casos, a internação é, praticamente, a porta de entrada para os outros tratamentos na clínica de reabilitação. Isso porque, boa parte dos dependentes químicos não conseguem abandonar o uso da droga sozinhos. Então, precisam de um cuidado mais intensivo num primeiro momento.

O usuário de cocaína fica na clínica 24 horas por dia até o tratamento ser concluído. Há quadros em que a internação é parcial. O paciente passa o dia na clínica, mas pode dormir em casa. A internação pode ser voluntária (desejo do paciente) ou involuntária (contra a vontade do usuário).

O tempo de duração das internações vai variar de caso para caso. Existem pacientes que respondem bem ao tratamento e ficam na clínica durante alguns dias. Porém, há casos mais difíceis e estes podem ficar na instituição ao longo de anos.

Psiquiatras e enfermeiros estão envolvidos no processo de internação. Mas dependendo da clínica, outros profissionais podem fazer parte da equipe de profissionais também.

 

 

Medicamentos

 

O medicamento é uma outra parte indispensável no tratamento na clínica de reabilitação para viciados em cocaína. Os remédios auxiliam no processo de desintoxicação do usuário, no alívio de sintomas de abstinência e tratam outras condições de saúde decorrentes do uso de drogas.

O médico psiquiatra é o responsável por receitar esses medicamentos e fazer todo o acompanhamento desses produtos. É importante que o usuário siga corretamente as indicações de uso, pois se não o fizer, problemas maiores podem surgir.

Em algumas clínicas, o profissional da nutrição age em conjunto com o psiquiatra. Isso porque, alguns medicamentos apresentam certos efeitos colaterais que acabam interferindo no peso.

 

Psicoterapia

 

A psicoterapia, por sua vez, age na mente do indivíduo, procurando entender suas razões para o uso da cocaína. Todo dependente químico entra para o mundo das drogas com um motivo. Por vezes, entram para se refugiar dos problemas. A psicoterapia busca entender a raiz do problema e solucionar.

O psicólogo é o profissional responsável por realizar essas intervenções. Dentro da psicologia há diversas linhas teóricas, mas todas atuam com o mesmo objetivo: promover saúde mental.

Neste sentido, junto com o paciente, o psicólogo vai entender as emoções do usuário, suas razões para o uso da droga, a relação do indivíduo com essas substâncias e até mesmo o nível de prejuízo da cocaína na sua mente. A partir daí, soluções serão pensadas longe da cocaína.

Como proceder para solicitar um tratamento em clínica de reabilitação? 

 

Para solicitar o tratamento em uma clínica de reabilitação para viciados em cocaína, o solicitante deve procurar a clínica onde deseja realizar o procedimento e lá conversar com o médico psiquiatra. O profissional irá avaliar todo o caso e decidir o melhor tratamento.

Caso seja a família do usuário a procurar ajuda e ele não quiser se tratar, a internação poderá ser involuntária. Nestes casos, o processo de resgate será decidido junto com os familiares procurando a melhor maneira de realizar a abordagem, sempre, claro, priorizando a integridade do paciente. Se preferir, pode pesquisar as clínicas de reabilitação existentes e fazer uma visita.

Podemos Ajudar?