O que é necessário para internação involuntária? A internação involuntária ainda deixa muitas pessoas com dúvidas, e ela deve ocorrer quando a pessoa começa a dar indícios que está se tornando um usuário de drogas ou álcool.
Quem mais sofre normalmente são os familiares, apesar disso, essa situação não é fácil para nenhuma das partes envolvidas: nem para o dependente que vê sua vida ser destruída aos poucos e não consegue mudar, e nem mesmo para os familiares que acompanham de perto essa destruição e nem mesmo sabem como ajudar.
Muitas vezes essa situação é inteiramente desesperadora e tão preocupante que a família acaba tendo que tomar algumas atitudes bem drásticas para poder salvar a vida desse dependente químico.
A pessoa não tem consciência alguma de seu vício e não entende o quanto a família sofre com este problema. Porém, ainda há diversas dúvidas que as pessoas possuem em relação a esse tipo de internação, veja abaixo como ela funciona!
Saiba o que é a internação involuntária
Na realidade, em relação à internação involuntária compreenda que ela nada mais é do que uma alternativa legal, onde as pessoas mais próximas acabam tendo que interferir.
Essas pessoas podem ser: familiares ou responsáveis legais! Eles podem solicitar a internação sem que haja o aval do dependente.
Claro que tais casos precisam ser avaliados com bastante critério e bom senso, justamente porque esse tipo de internação é um passo bem delicado, principalmente quando as alternativas realmente tiverem se esgotado.
Além do mais, é preciso que um médico responsável analise a situação de cada pessoa separadamente, lembrando que as circunstâncias sobre o tipo de droga usado e ainda a vida social da pessoa devem ser levados em consideração.
Quando a internação involuntária é necessária?
Realmente há casos em que este tipo de internação efetivamente é a única alternativa viável, justamente porque a pessoa não se controla mais.
Quando o dependente químico não é mais capaz de discernir o que está fazendo, o mesmo coloca em risco sua integridade física e a das demais pessoas, portanto, é o momento em que a família ou responsáveis devem intervir.
Que medidas devo tomar para solicitar a internação involuntária?
Claro que devemos compreender que este tipo de internação nada mais é do que um processo, ele envolve normas bem específicas elas são exigidas por lei e devem ser cogitadas quando os familiares acreditam que é a única medida.
Apesar de muitas pessoas acharem que essa opção é agressiva, abusiva e desumana, não é bem isso! A mesma se mostra uma alternativa eficaz capaz de salvar e prolongar a vida de um dependente químico ou alcoólico.
Vamos entender melhor o que deve ser feito para solicitar a internação involuntária de uma pessoa viciada em substâncias químicas:
Solicitação de intervenção
Nessa ação um dos familiares que possui ligação consanguínea com o adicto deverá então solicitar um requerimento de internação, logo após assinar o documento para autorizá-lo.
Esse pedido pode ser efetivado na própria instituição escolhida para internação do paciente.
O laudo é emitido
Após o pedido ser realizado, então será necessário um laudo capaz de comprovar que há necessidade real de internação do paciente em questão.
Lembre-se que esse laudo deverá ser emitido por um médico psiquiatra ou mesmo especialista em dependência química, o mesmo deverá estar registrado no próprio Conselho Regional de Medicina dentro da região habitada pelo paciente.
É feito o encaminhamento
Logo após os processos anteriores, então esse é o momento em que o laudo necessita ser encaminhado diretamente para o Ministério Público Estadual.
Entenda que o encaminhamento deverá ser efetivado pela própria instituição responsável pelo paciente, ela será a responsável pela internação.
Sabidamente o órgão público precisará ser notificado na entrada do paciente para a reabilitação e ainda quando o mesmo receber o laudo de alta.
Por que escolher a melhor instituição para reabilitação do paciente?
Claro que a instituição que deve ser responsável pelo tratamento de reabilitação acaba influenciando de forma direta nos resultados finais do processo.
Dessa forma, é imprescindível que a família escolha um local que seja referência neste tipo de atendimento.
O local escolhido precisa ter vários profissionais voltados para o atendimento da pessoa que está na reabilitação. Gostou do nosso post de hoje? Continue seguindo nosso blog e tenha acesso aos melhores conteúdos, até logo!